"A arte não faz o homem, o homem é que faz a arte". GICHIN FUNAKOSHI
As modificações introduzidas por Funakoshi, procurando a simbiose das técnicas de arte guerreira com os princípios do Budo e a filosofia zen, tem por fim possibilitar ao praticante de karate, além do desenvolvimento físico e técnico, alcançar a verdade filosófica, ou seja, uma personalidade altruísta e generosa, livre do egoísmo e maldade, acima das coisas materiais.
O treinamento pode desenvolver a capacidade de persistência, paciência, coragem e equilíbrio emocional, visando a auto confiança, auto controle, auto-realização e auto-recuperação. Ele pode contribuir na formação de uma personalidade firme e equilibrada.
O objetivo maior é que os efeitos do treinamento transcendam os limites do dojo, formando o indivíduo humilde, cortês, crítico, justo e corajoso, capaz de perceber os fatos e agir objetiva e equilibradamente nas variadas situações da vida.
A palavra mais Bonita "Lealdade" Ofereça-a! A palavra mais Egoísta "Eu" Evite-a! A palavra mais Satisfatória "Nós" use-a! A palavra mais Venenosa "Inveja" destrua-o! A palavra mais Usada "Amor" valorize-o! A palavra mais Prazerosa "Sorriso" mantenha-o! A palavra que mais Prejudica "Mentira" ignore-a! A palavra mais Difícil "Humildade" Seja-o A palavra que mais Destrói "Mágoa" perdoe! A palavra mais Poderosa "Conhecimento" busque-o! A palavra mais Essencial "Confiança em Deus"...
Nenhum comentário:
Postar um comentário